quarta-feira, agosto 17, 2011

Fórum Escola Shirley


Segundo Aranha, 2004


“Assim, uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver organizada para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação. Um ensino significativo, é aquele que garante o acesso ao conjunto sistematizado de conhecimentos como recursos a serem mobilizados”.
“Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades”

--Qual a importância que o professor, toda a equipe escolar e a comunidade têm no acesso de alunos com necessidades educacionais especiais à aprendizagem e ao conhecimento?

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19 comentários:

  1. Ana Fabricia de Azevedo (COMUNIDADE)17 de agosto de 2011 às 17:32

    Acredito que os professores, a equipe escolar e a comunidade, são de suma importância para o acesso de todos à escola e, que principalmente, a permanência e a qualidade no ensino-aprendizagem, pois temos o dever de garantir oportunidades para um futuro promissor.

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  2. Edna - Diretoria de Ensino17 de agosto de 2011 às 17:32

    Parabéns à escola pela preocupação com o acesso e o sucesso de todos os seus alunos.

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  3. Mariana Vieira (filha da prof. Sonia)17 de agosto de 2011 às 17:33

    Bom, uma escola inclusiva é, aquela que assegura a qualidade de ensino a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas necessidades e reconhecendo o potencial de cada um.
    Portanto, a escola deve se organizar para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo,idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação.
    Enfim, para haver o acesso a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, tem que ter a participação não apenas do professor, mas de todos os participantes na formação do educando, tais como coordenador, diretor, supervisor e a família. É um trabalho em conjunto para que se tenha um ensino significativo e para garantir a caminhada destes alunos no processo de aprendizagem e de
    construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.

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  4. Concordo com a Mariana, a escola deve acolher a todos....

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  5. Todos apresentam importância, mas a inclusão implica em mudança, tanto no sistema quanto na escola. Nesta, começa-se pela parte física e continua-se até o currículo, que deve ser reestruturado, adaptado, readaptado (em todos os seus aspectos), transformado: acessível ao portador de necessidades educativas especiais.

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  6. Beatriz Silva- comerciante17 de agosto de 2011 às 22:07

    Para que a inclusão realmente aconteça é necessário que o aluno seja bem acolhida e respeitado em sua diferença.

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  7. Obrigada Edna. A escola deve e tem que estar acessível a todos,porque se não for assim, não tem razão de ser. Devemos estar sempre atentos, para melhorar a cada dia a aprendizagem de nossos alunos.

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  8. José Antônio-Comunidade17 de agosto de 2011 às 22:18

    As necessidades educacionais de cada aluno exige que professores e funcionários capacitem-se para atender adequadamente estes alunos,visando sempre que a aprendizagem de fato ocorra.

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  9. Magda - Diretoria de Ensino22 de agosto de 2011 às 14:39

    A educação inclusiva implica uma visão diferente da educação comum, baseada na heterogeneidade e não na homogeneidade, considerando que cada aluno tem uma capacidade, interesse, motivações e experiência pessoal única, quer dizer, a diversidade está dentro do “normal”. Dada essa concepção, a ênfase está em desenvolver uma educação que valorize e respeite às diferenças, vendo-as como uma oportunidade para otimizar o desenvolvimento pessoal e social e para enriquecer os processos de aprendizagem
    A educação inclusiva e a atenção à diversidade demandam uma maior competência profissional dos professores e projetos educativos mais amplos e diversificados que possam adaptar-se às distintas necessidades de todos os alunos. Implica uma maior flexibilidade e diversificação da oferta educativa que assegurem que todos os alunos obtenham as competências básicas, estabelecidas no currículo escolar, por meio de diferentes propostas e alternativas quanto às situações de aprendizagem, horários, materiais e estratégias de ensino. Implica também o desenvolvimento de um currículo que seja significativo para todos

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  10. Professores, gestores, comunidade escolar e sociedade podem e "devem" possibilitar que as qualidades e potencialidades de todos os alunos possam "ter vez", independentemente de suas necessidades educacionais especiais, através de suas atitudes, de acolhimento e de estarem sempre atualizados...

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  11. Marcelo- Diretoria de Ensino22 de agosto de 2011 às 14:57

    Concordo com a colega Magda, é necessário garantir também que a legislação voltada para pessoas com necessidades especiais no âmbito da educação, tenha uma melhor adequação na formação dos profissionais que muitas vezes se encontram despreparados para atender este público. Além disso, é necessário garantir direitos ainda mais amplos como direito à saúde, ao trabalho e ao lazer. Entre estes podemos destacar: o direito a uma educação inclusiva e de qualidade, direito que suas necessidades especiais sejam incluídas no planejamento econômico social, de viver com a sua família e de participar de atividades sociais, direito de ter uma vida digna e normal como qualquer outro ser humano.

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  12. Concordamos com a inclusão, a educação é para todos, mas devemos ter cuidado, pois estes alunos precisam de uma atenção especial e não podem estar em salas de aulas lotadas onde o professor não esta capacitado para o trabalho com estes alunos.

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  13. Valéria / Maria Luiza23 de agosto de 2011 às 10:10

    A pessoa com qualquer tipo de deficiência merece toda a atenção tanto da equipe escolar (professores, diretores, coordenadores,...)e da comunidade.
    A inclusão é uma forma de respeitá-los e incluir no nosso meio de convivência; mas para isso precisamos estar preparados (muitas capacitações, cursos e apoio da secretaria da educação e da escola).

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  14. Concordo com a inclusão escolar, pois todo aluno, assim como os que têm algum tipo de deficiência deve ser respeitado. O ambiente escolar , o currículo, entre outros devem ser adaptados e acessíveis a esses educandos tão especiais. Assim como o número de alunos em sala de aula deve ser observado e respeitado. Classes numerosas, nem pensar ! Desta forma , com uma equipe pedagógica aberta às mudanças e com as solicitações acima citadas atendidas, conseguiremos desenvolver a cidadania e atingir o nosso objetivo.Segundo Içami Tiba: Quem ama educa . E eu acredito nissooooo...

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  15. Rosanita - professora.24 de agosto de 2011 às 15:50

    A escola precisa ser inclusiva, só que é uma questão dificil de ser respondida, porque às vezes, a classe que tem um aluno diferente, tem diferentes pensamentos e ações referente essa situação. Os alunos não entendem a maneira diferenciada que o professor trata esse aluno, achando que não é certo o aluno ser beneficiado, considerando-o igual a todos os demais.Em outra classe o aluno diferente é tratado com todo o carinho e respeito pelos demais.E finalmente, devemos nós profesores deixar bem claro que todos somos iguais e é preciso saber respeitar as diferenças sem distinção.

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  16. Solange ON Turchiari24 de agosto de 2011 às 16:25

    A inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro. A educação inclusiva deve acolher todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.
    A escola tem que ser o reflexo da vida do lado de fora. O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença. O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades.
    Acredito que uma sociedade moderna e evoluida acolhe a todos os cidadãos desde as suas menores idades e independentes de suas características de parâmetros de normalidade, pois a intenção é que todos se tornem cidadãos participativos.

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  17. Concordo com a inclusão escolar, pois todo aluno, assim como os que têm algum tipo de deficiência deve ser respeitado. O ambiente escolar, o currículo , entre outros devem ser adaptados e acessíveis a esses educandos tão especiais.Assim como o número de alunos em sala de aula deve ser observado e respeitados.Classes numerosas, nem pensar! Desta forma , com uma equipe pedagógica aberta às mudanças e com as solicitações acima citadas atendidas , conseguiremos desenvolver a cidadania e atingir o nosso objetivo. Segundo Içami Tiba :Quem ama educa . E eu acredito nissooooo.

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  18. A educação é um direito social de todo cidadão, independente de sua condição social ou seu nível de exigência, seja este por necessidades especiais de ordem física ou mental ou intelectual. Sendo um direito do cidadão, é dever do Estado garantir os meios para o acesso de todos, conforme suas particularidades. Para tanto, é necessário, não só Escolas, mas equipamentos adequados e,sobretudo,profissionais qualificados para lidar com a diversidade do público, Diferente disso, é o que tem acontecido,a oferta de estrutura educacional ofertada pelo Estado se restringe à um padrão de alunos que pouco representa a realidade dos nossos alunos.

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